Sobre


Inutilidades, falar sobre livros e mais livros,
debater sobre algum assunto relacionado a series ou livros e mais
algumas baboseiras inúteis é se você gosta disso, está no lugar certo.


quinta-feira, 26 de julho de 2012
Não isso não é sobre a obra de Shakespeare, mesmo eu já tendo a lido.

Talvez, ao longo desse post, minha reputação (que nem ao menos começou) como blogueira chegue ao fim, mas é a minha opinião e isso ninguém me tira.

Bom, já faz algum tempo que eu tenho criado uma certa discussão com as pessoas do meu convívio, no caso os que amam livros, a respeito de alguns superestimarem algumas sagas. Não é segredo para ninguém, que me conhece, da minha admiração e fanatismo por Percy Jackson, mas eu tento evitar e ate mesmo falar sobre isso para quando for criticar ele eu possa ser mais racional possível e não dar minha opinião como fã justamente porque não quero, no final de tudo, parecer mais uma fanática falando.

Foi-se ouvindo muito ao longo do tempo sobre algumas sagas que marcaram gerações e revolucionaram o mundo da leitura, dentre elas: Senhor dos Anéis, Harry Potter e agora As cronicas de gelo e fogo. Vou confessar eu não li NENHUMA DELAS, só agora que estou lendo HP e mesmo assim por uma questão de padrões sociais porque nunca tive interesse algum (nem no tempo que eu ia com o meu pai na estreia do filme, ele é um fanático pelas historias do bruxinho), mas sempre me perguntei "Será que essas pessoas não superestimam demais? Quantas vezes eu ia numa livraria e comprava um livro, que nem era muito conhecido ou nem conhecido, que me prendia mais do que livros conhecidos!". A questão é: muita das vezes a saga nem é tudo isso ou é muito boa, mas não é "perfeita", e por causa de uma super valorização de uma parte da sociedade toda a outra decide que vai gostar só porque os outros gostam ou porque esta no topo, exceções a parte, sejamos francos 98% dos casos acontece isso.



Ps: Essas que eu citei, foram apenas as que eu considero de maior "choque" na sociedade, mesmo que tenha muitas conhecidas e boas ao longo do tempo. 
Só para avisar: em nenhum momento quero entrar em discussão a respeito se a saga é boa ou ruim e sim no fato de vocês superestimarem ela. E não me venham falar de pioneirismo é o segredo do sucesso delas, porque isso NÃO EXISTE se fosse assim quem levaria os créditos pela existência das Havaianas não seria os brasileiros e sim os japoneses, um exemplo fail, mas é só para dar um exemplo (e também porque ia falar de alguns exemplos bem mais chocantes, mas quem já estudou literatura sabe que eu estaria falando a verdade) que essa ideia é tão falha quanto um sujeito dizer que opiniões tiradas do "achismo" não tem valor algum, de uma certa forma é fato que você precisa comprovar que está certo, mas e Deus? Ninguém pode provar que ele existe e mesmo assim muitos acreditam e dão seus "achismos", não não me venham com a Biblia que é só mais um livro escrito por humanos e assim como o nome já diz, são sujeitos que falham a todo o momento (só para constar eu sou católica e todas as noites rezo, então não me venham me chamar de satã ou algo do gênero). No final de tudo, cada um acredita no que quer e tem seus achismos, logo não se podem desvalorizar argumentos baseados neles.

Agora, voltando a parte das sagas superestimadas, será que vocês fãs quando dizem que a sua saga é a melhor do mundo estão dizendo isso porque realmente acham, como críticos, ou só falam isso por fanatismo? Veja bem, sempre quando eu escuto alguém falando bem da sua serie preferida eu raramente escuto dessa mesma pessoa alguma critica a respeito desta e, obviamente, como qualquer coisa feita por um homem deve existir defeitos e é completamente impossível que não os ache a menos que esteja cego pelas suas qualidades.

Sem mais nada a dizer, tudo que falei aqui foi apenas uma opinião sincera de uma garota que está tentando parar de glorificar uma saga só porque é apaixonada por ela, me critiquem se quiserem, julguem a minha opinião, mas nada vai mudar o fato que a sua saga não é perfeita (mesmo que para você seja a melhor).

Isso é uma indireta a todos aqueles fãs que se julgam melhores que os outros só por gostaram de tais coisas,  no final de tudo vocês são uns "cocos" porque são tão ruins quanto aquelas coisas que julgam ser ruim.


13 comentários:

@Paulorib disse...

Bom, sei lá. Sou fã de HP, e acho a melhor saga do mundo. Mesmo sabendo que não é a melhor saga do mundo. Todos acham uma saga a melhor do mundo (no seu caso, PJ). Para quem cresceu lendo uma coisa, e passou a infancia acreditando nessa coisa, não é de uma hora pra outra que vai mudar de opinião. E isso varia de fã para ''fã''. Eu por exemplo, aceito criticas de HP na boa (até la na cmm vc ve, o povo falando mal de HP e eu não falo nada). Agora tem ''fãs'' que ADORAM menosprezar outras sagas (tipo aqueles ''fãs'' que ficam fazendo briguinha de HP x Twilight), e se alguem fala mal, começa a treta sem noção. Se não gosta, fica queto e cala a boca. Quando falam que HP não é aquela coisa toda, eu sei que é verdade, mas ao mesmo tempo, sei que é mentira. Porque para mim é a saga perfeita. E sempre será. Resumindo, sou um fã fanático. Mas, também sou realista.

Matheus Rocha disse...

Acho q você fez esse post todo falando das pessoas superestimar as suas sagas favoritas, mas você é claramente uma dessas pessoas.

Paulinhadcc disse...

livrosouseries: Realmente eu tenho uma enorme dificuldade em criticar a minha saga, mas estou a muito tempo nesse processo de parar de fazer isso e se me perguntar os defeitos que vejo na minha saga preferida, com certeza te direi milhares, não sou hipócrita.

Paulinhadcc disse...

@Paulorib: É eu realmente entendo tudo isso, e não tiro o direito de um fã fazer isso, só acho que na hora que você for dar a sua opinião a respeito da saga você precisa mostrar para a pessoa tanto os pros e contras '-'.

Lucas disse...

Não é porque um "achismo" está certo que todos vão estar, achismos são palpites não "argumentos reais".

@Paulorib disse...

Paulinhadcc -> Então, mas ai entra a coisa da ''magia''. Quem cresceu com uma coisa, não ve defeitos. Mesmo sendo realista. Apesar que eu ja falei os prós e contras de HP (até pra vc), mas pra quem cresceu vendo/lendo, é complicado.

Paulinhadcc disse...

Lucas: Bom, nem entro nessa questão porque realmente acho que pessoas só podem colocar sua opinião se elas tiverem bons argumentos quanto a isso, do contrario são insignificantes.

Paulinhadcc disse...

@Paulorib: Eu não acho que a magia justifica, mas entendo que é realmente complicado para quem cresceu com aquilo admitir algo.

Matheus Rocha disse...

Pauilinha serio o texto ficou otimo, mas vindo de você me pareceu tipo um moralismo barato, porque você falou ai acima que a magia não justifica, mas é isso q acontece com vc, pq vc cresceu lendo PJ e tem o "achismo" de que PJ é a melhor saga. Como eu fui ao 6 anos ver hp no cinema com minha familia e sou um grande fã até hoje.

Paulinhadcc disse...

livrosouseries: lamento te desapontar, mas eu não cresci lendo Percy Jackson. Ao contrario, comecei a gostar na época do filme. E continuo achando que o argumento de magia não justifica. Como eu disse nos meus outros posts, você deve saber diferenciar sua opinião de fã e de critica. E quando me pedem a opinião critica ate mesmo Percy Jackson eu saberei criticar.

Sagitarius disse...

Minha série preferida também é Percy Jackson. Comecei a gostar dela por que é baseada em um tema que adoro desde criança: mitologia grega.

E acho que você está certa em dizer que, só porque alguém gosta de uma série, não quer dizer que ela seja perfeita.

A própria série Percy Jackson tem vários furos, os quais o autor tenta melhorar a cada livro. Mas, nenhum autor é perfeito, e toda série, por mais que seus fãs a achem "perfeita", nunca vai ser.

Paulinhadcc disse...

Sagitarius: Eu também curti a serie por conta do tema mitologia grega, mas confesso que hoje mitologia é um dos menores argumentos do porquê eu gostar de Percy Jackson.
Isso é fato. Creio eu que todas elas tem =]

Anônimo disse...

PJ? Lá vem o flop! Segura o flop, flop, flop.