Sobre


Inutilidades, falar sobre livros e mais livros,
debater sobre algum assunto relacionado a series ou livros e mais
algumas baboseiras inúteis é se você gosta disso, está no lugar certo.


quinta-feira, 19 de julho de 2012
"Eu me sinto infinito." - Charlie, As vantagens de ser Invisível.

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.

Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.



As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky




É realmente bastante, para não dizer impossível, difícil ter que comentar a respeito desse livro, que me fez ter uma melhor reflexão sobre quem eu sou. Quando comecei a ler "The Perks" eu já tinha a convicta certeza que no minimo iria gostar, não pelo fato do Logan Lerman está presente, (tenho uma enorme queda por este cara) e sim porque quando eu li sobre o livro algo dentro de mim disse que iria ser bom e não foi diferente.


O livro é todo escrito em cartas, nos anos onde a fita cassete estava no auge e narra um período da vida de Charlie durante o Ensino Médio, nesse meio tempo ele conta tudo de bom e ruim que aconteceu na vida dele e assim podemos saber um pouco sobre a vida dele, em nenhum momento, porem, descobrimos se aquilo é verídico ou não. Com bastante ingenuidade e ate mesmo sensibilidade o nosso protagonista vai aos poucos mostrando todas as suas inseguranças de qualquer adolescente comum.


Não é surpreendente quando as dúvidas começam a surgir, principalmente a respeito do menino Charlie onde você sempre sente que existe algo "diferente" nele, e o livro todo (pelo menos comigo) eu busquei estar dentro do personagem e fiquei desnorteada ao constatar que ele, de alguma forma, se parecia comigo e isso tudo foi essencial para que eu tirasse minhas próprias conclusões a respeito do livro.


Ao final de tudo, vou dizer que não pensem em As vantagens de ser invisível como um livro que você vai ler tirar uma conclusão qualquer e simplesmente jogar na prateleira, na realidade se entender o significado daquilo que o mesmo quer dizer, com toda certeza no final do dia vai te marcar de alguma forma (seja positiva ou não). Não me comprometo a dizer que será o melhor livro de todos, na realidade para mim foi apenas mais um livro que li e gostei, mas com certeza alguma lição boa o livro vai te dar.


Os outros personagens, assim como Charlie, tem uma grande importância no desenvolvimento da historia e devo dizer que é impossível não sair de lá sem saber distinguir o grande valor da amizade. Não vou me alongar, caso contrario vem Spoiler.

Nota: 8 de 10 fitas cassetes. 


Ps: O filme vai ser lançado e estrelado pelo Logan Lerman e tem a Emma Watson no papel de Sam. (spoiler: a paixão dele) 

0 comentários: